O
pietismo surgiu na Alemanha no século 17 como um movimento de renovação na
Igreja Luterana. Não desenvolveu uma nova doutrina, e também não se tornou um
movimento unificado. Phillip Jacob Spener (1635-1705), teólogo e pastor
luterano considerado o pai do pietismo, era defensor da base doutrinária
confessional do luteranismo. Seu livro “Pia
Desideria” (desejos piedosos)
surgiu originalmente como prefácio a uma obra devocional de autoria de Johann Arndt.
Neste pequeno texto, Spener advoga por uma reforma moral e prática na vida da
igreja. Suas propostas encontraram adesão em vários círculos especialmente
dentro da Igreja Luterana, mas não apenas nela. Por todos os territórios
protestantes na Europa se espalharam grupos de estudo da Bíblia. Associados ao
pietismo estão as figuras de August Hermann Francke, o conde Nikolaus von
Zinzendorf e a Igreja dos Irmãos Morávios, e o norueguês Hans Nielsen
Hauge. Historicamente, também se
reconhece a influência do pietismo no surgimento do metodismo na Inglaterra, e
do evangelicalismo norte-americano. Apesar da ênfase na piedade individual, o
pietismo também está associado às obras de diaconia na Alemanha.
Ilustração encontrada em muitos lares pietistas |
Como
o pietismo não deu origem a um movimento unificado, mas sim a uma pluralidade
de movimentos de renovação religiosa por toda a Europa, nem todos eles
permaneceram vinculados ao luteranismo. Houve também movimentos que se
separaram das igrejas estatais européias, e outros que negaram a prática do
batismo infantil. Em comum, o que esses movimentos tinham era uma ênfase na
necessidade de levar uma vida piedosa, na oração e leitura da Bíblia. Dentre os
imigrantes protestantes que vieram da Alemanha para o Brasil, existiram muitas
famílias de tradição pietista. Outros foram influenciados já no Brasil pela
atividade de missionários pietistas enviados da Alemanha, que supriram a
demanda por pregadores entre as comunidades teuto-brasileiras protestantes.
Há
muitos movimentos e denominações religiosas brasileiras que tem suas origens
históricas ligadas ao pietismo luterano. É impossível delimitar com exatidão o
seu alcance, pois os movimentos pietistas convergem teologicamente com o
evangelicalismo de missão proveniente dos Estados Unidos, e muitas vezes acabam
se confundindo com este. A espiritualidade pietista também está presente em
grupos pequenos ou até famílias dentro de comunidades protestantes
tradicionais. Embora não seja a linha teológica predominante dentro da Igreja
Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), o pietismo está presente
desde as primeiras décadas da imigração alemã que deu origem à denominação.
Práticas como as reuniões de grupos de estudo bíblico e o uso do livreto Senhas
Diárias, que contém versículos bíblicos para cada dia do ano, são influências
do pietismo que podem ser sentidas em toda a IECLB.
Movimento
Encontrão
O
Movimento Encontrão se define como um movimento de renovação espiritual dentro
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). O movimento
agrega pastores, missionários e lideranças leigas em torno de um perfil
teológico evangelical/pietista. Promove retiros e acampamentos conhecidos como
“Encontrões”, além de seminários de formação para ministros e lideranças.
Sede do Movimento Encontrão e da FATEV em Curitiba |
Embora
seja herdeiro da tradição pietista que veio da Alemanha para o Brasil com
muitas famílias de imigrantes já desde os primórdios da formação do luteranismo
no Brasil, o movimento só passa a se institucionalizar oficialmente na década
de 1960, na cidade de Novo Hamburgo (RS), quando lideranças da comunidade
luterana local iniciam um trabalho de visitação a membros. O movimento de
renovação espiritual ganha fôlego com a vinda do pastor norte-americano John
Aamot, e sua acentuada ênfase na necessidade de conversão pessoal ao Evangelho.
Entre as pessoas que atendiam ao chamado à conversão, formaram-se inúmeros
pequenos grupos chamados ECO (estudar, compartilhar e orar). Devido à
proximidade geográfica com a Faculdade de Teologia da IECLB em São Leopoldo
(RS), as ideias do movimento se espalham entre estudantes de teologia, futuros
pastores da IECLB. A ênfase teológica oriunda do evangelicalismo americano
também encontrou eco nos anseios de muitos luteranos que herdaram formas de
devoção e piedade do pietismo alemão.
Atualmente
o movimento tem sua sede em Curitiba (PR), onde também mantém o Centro Pastoral
de Missão e a Faculdade de Teologia Evangélica, que oferece curso de graduação
em teologia com ênfase em missão, o qual é reconhecido pela IECLB para a
formação de missionários no quadro de ministros ordenados da Igreja. O
movimento também mantém a agência Missão Zero, responsável pela plantação de
diversas igrejas, principalmente no nordeste brasileiro e no oeste de São
Paulo. Essas igrejas, filiadas à IECLB, possuem ênfase evangelical e não têm relação
com a imigração alemã. É impossível determinar com exatidão o tamanho e o
alcance do movimento, pois a adesão de membros e pastores costuma ser informal.
No entanto, há um número significativo de paróquias da IECLB que participam e
apoiam as atividades promovidas pelo Encontrão.
Igreja
Luterana Livre
A
Igreja Luterana Livre também se reconhece na tradição do pietismo luterano,
embora não tenha laços históricos com a Alemanha. A denominação surgiu nos
Estados Unidos, por meio de imigrantes escandinavos. Traça suas origens a
partir do avivamento liderado na Noruega por Hans Nielsen Hauge, um pregador
pietista leigo. O movimento de Hauge teve profunda influência na Noruega e
acabou se espalhando por toda a Escandinávia no século 19. Nesse mesmo século,
imigrantes escandinavos chegaram aos Estados Unidos, formando diversas igrejas
luteranas. Parte dessas igrejas foram se unindo em sínodos, que posteriormente
deram origem à Igreja Evangélica Luterana da América
(Evangelical Lutheran
Church Of America). Outra parte, resistente às tendências que percebia como
liberais e ecumênicas, acabou se unindo na Associação de Congregações Luteranas
Livres. As igrejas da associação cooperam entre si, mas são independentes,
adotando um sistema de governo congregacional. Aderem às confissões luteranas,
mas tendem a cultuar de maneira menos litúrgica.
Igreja Luterana Livre em Campo Mourão (PR) |
Em
1964, as igrejas luteranas livres norte-americanas enviam ao Brasil o casal
John e Ruby Abel para darem início ao trabalho missionário em Campo Mourão
(PR), dando origem à Igreja Luterana Livre no Brasil. A denominação atualmente
tem cerca de 18 igrejas, a maioria delas no Paraná, mas também no Rio Grande do
Sul, Mato Grosso e Espírito Santo. Essas igrejas são autônomas, mas formam a
Associação das Igrejas Luteranas Livres do Brasil (AILLB), que mantém um
seminário teológico e um lar para menores em situação de risco em Campo Mourão
(PR).
A Igreja Evangélica Congregacional no Brasil (IECB)
O
congregacionalismo na região sul do Brasil e na Argentina surgiu a partir de
imigrantes luteranos e reformados. Esses imigrantes, na década de 1920 na
Argentina, por nutrirem uma forma de espiritualidade pietista, não desejaram se
filiar às comunidades luteranas de linha tradicional ou liberal. Solicitaram
auxílio pastoral à Igreja Congregacional dos Estados Unidos, uma denominação de
linha teológica reformada, onde também haviam imigrantes alemães de orientação
pietista, que tinham parentesco com aqueles imigrantes argentinos. A igreja
americana enviou em 1924 para a Argentina o Pastor John Hölzer, dando origem à
Igreja Congregacional Argentina.
No
Brasil, na década de 1930, algumas comunidades no Rio Grande do Sul que também
estavam descontentes com os pastores luteranos provenientes da Alemanha,
passaram a se organizar independentemente. Essas comunidades inicialmente
chamaram-se Igreja Evangélica Luterana Confessional, até que reuniram-se em
assembléia em 1938 e decidiram aderir ao congregacionalismo, por meio de
contatos com os congregacionais argentinos. Em 1942 foi fundada oficialmente em
Panambi (RS) a Igreja Evangélica Congregacional do Brasil, com 7 paróquias,
todas no Rio Grande do Sul. O pastor Karl Spittler é considerado o fundador da
denominação. A partir da adesão de outras comunidades evangélicas livres, bem
como do trabalho missionário, a denominação cresceu e atingiu todos os estados
da região sul do Brasil, além do Paraguai, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e
Amazonas. Atualmente, a Igreja conta com mais de 40 paróquias, espalhadas em
cerca de 300 comunidades.
Igreja Congregacional em Panambi (RS) |
As
igrejas que filiaram-se à IECB eram quase todas dissidentes do
luteranismo, algumas de vertente mais pietista, e outras com pouca
espiritualidade. Por influência do congregacionalismo americano, a IECB
tornou-se uma Igreja Reformada, embora em certos aspectos divirja do calvinismo
(na questão da dupla predestinação, por exemplo, na qual os congregacionais
brasileiros não crêem). A IECB tem uma compreensão simbólica da Santa Ceia, mas
batiza crianças assim como a Igreja Luterana. Embora teologicamente a IECB
tenha se afastado do luteranismo, a herança comum faz com que especialmente as
comunidades mais antigas ainda mantenham semelhanças no que diz respeito à
liturgia e vivência da fé.
Apesar
da semelhança quanto ao nome, a IECB não tem ligações com o congregacionalismo
presente mais ao norte do país, oriundo do trabalho missionário do casal Robert
e Sarah Kalley no século 19.
O pietismo
oriundo de missões alemãs no Brasil
Nas
décadas de 1920 e 1930 iniciaram-se no Brasil trabalhos de associações
missionárias alemãs. Essas associações estavam sob o “guarda-chuva” da Convenção
de Gnadau (Gnadauer Verband), uma associação de grupos evangélicos de
orientação teológica pietista. A convenção, apesar de ter uma estrutura própria
independente, não é uma denominação religiosa, pois sempre trabalhou em
parcerias com as igrejas protestantes locais (luteranas, reformadas ou unidas)
e também com igrejas livres. É, portanto, uma associação não-denominacional.
Surgiu no final do século 19 com o intuito de congregar todos os grupos de
missão e diaconia com orientação pietista dentro da Igreja Evangélica Alemã.
Dois
trabalhos paralelos ligados à Convenção de Gnadau tiveram início no Brasil de
maneira bastante similar: a Sociedade União Cristã, em Santa Catarina
(atualmente Missão Evangélica União Cristã – MEUC), e a Missão de Cristianismo
Decidido, no Paraná. Ambos os movimentos tiveram sua origem a partir de
correspondências enviadas por imigrantes evangélicos alemães preocupados com a
situação espiritual de suas colônias, uma vez que o atendimento pastoral era
precário, devido às grandes distâncias entre as comunidades e ao número
reduzido de pastores. Havia o receio de que gradualmente a fé evangélica desses
imigrantes se perdesse.
- Missão Evangélica União Cristã (MEUC)
A
MEUC surge a partir da correspondência enviada à Alemanha por uma senhora
chamada Johanna Michel-Loercher em São Bento do Sul (SC). A convenção, que
recebeu a correspondência pedindo o envio de um pregador, resolveu atender ao
pedido e fundou a Gnadauer-Brasilien Mission, enviando ao Brasil o missionário
Alfred Pfeiffer em 1927. O trabalho se inicia em São Bento do Sul, mas nos anos
seguintes passa a concentrar-se mais em Blumenau (SC). Na década seguinte, são
enviados mais dois missionários da Alemanha: Friedrich Jakob Dietz e Willy
Steenbock. Assim os missionários puderam expandir o trabalho, realizando estudos
bíblicos e evangelizações em São Bento do Sul, Blumenau, Rio do Sul, Timbó,
Ibirama, Jaraguá do Sul e Joinville (todas em Santa Catarina). Nas décadas
seguintes, a União Cristã passa a formar missionários brasileiros, e o trabalho
se expande. Atualmente, o movimento está presente em Santa Catarina, Paraná,
Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.
Primeira sede da MEUC em Blumenau (SC) |
Importante
ressaltar que esse trabalho não visava a fundação de uma nova igreja, mas sim
promover o avivamento entre imigrantes teuto-brasileiros que já eram filiados
aos sínodos luteranos que posteriormente vieram a se unir formando a Igreja
Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). No entanto, não foram
poucas as tensões existentes entre missionários e pastores, devido às
divergências teológicas entre os pietistas e luteranos de uma linha mais
tradicional ou liberal. Além disso, por meio do trabalho diaconal e social, a
MEUC passa a alcançar pessoas que não eram provenientes do contexto
evangélico-luterano ou de etnia alemã. Sendo assim, com o passar dos anos o
movimento acabou adquirindo uma identidade e estrutura próprias e
independentes. Na maioria dos locais onde a MEUC está presente, esta conta com
uma sede própria onde são realizados cultos e demais atividades. Nem todas as
pessoas que frequentam as atividades são membros da IECLB. Pode-se afirmar que
no Brasil o movimento seguiu a mesma filosofia da Convenção de Gnadau na
Alemanha: trabalhar com a Igreja (isto é, em parceria), mas não sob a Igreja.
Nos
anos 2000, a presidência da IECLB e a diretoria da MEUC assinaram um documento
fixando diretrizes para a parceria entre as duas instituições. Por meio do
documento, a MEUC ficou reconhecida como um movimento intra-eclesiástico (e não
uma igreja) na IECLB, e comprometeu-se a observar a base confessional da IECLB.
Abriu-se a possibilidade de locais de culto da MEUC serem reconhecidos como
pontos de pregação, comunidades ou mesmo como paróquias pela IECLB. Na
prática,
essa parceria funciona bem em muitas localidades. Em outras, os distritos da
MEUC acabam atuando como comunidades independentes. O vínculo entre a IECLB e a
MEUC também é fortalecido pela Faculdade Luterana de Teologia, que atualmente é
reconhecida como um centro de formação tanto para pastores da IECLB quanto para
missionários da MEUC. O trabalho iniciou-se a partir da escola bíblica da MEUC,
fundada em 1960 no bairro Mato Preto (São Bento do Sul). A partir de 1988,
torna-se centro de formação teológica, e em 1999 é reconhecida como curso
superior pelo Ministério da Educação. Além da formação teológica e das
atividades comunitárias no âmbito de seus distritos, a MEUC também deu origem a
trabalhos diaconais e sociais como centros de recuperação de dependentes
químicos, abrigo a menores e creches. Os retiros e acampamentos promovidos pela
MEUC para públicos específicos (adolescentes, jovens, mulheres, famílias, etc.)
também são frequentados por grupos de diversas paróquias da IECLB.
Parceria IECLB/MEUC em São Gabriel do Oeste (MS) |
- A Missão de Cristianismo Decidido
A
Missão de Cristianismo Decidido no Brasil iniciou a partir do pedido de um
colono de origem alemã na cidade de Ivaí (PR) chamado Kurt Junghans, na década
de 1920. Conta-se que o Sr. Kurt encontrou por acaso um papel, que era a capa
de um informativo evangélico alemão, onde constava o endereço de Missão de
Marburgo, outra entidade missionário ligada à Convenção de Gnadau. Preocupado
com a situação espiritual e educacional de suas famílias, os colonos pediram o
envio de um missionário ou professor. Essa solicitação foi atendida em 1932 com
a chegada do missionário Artur Melzer. Chegando ao Brasil, o missionário fez
contato e dirigiu estudos bíblicos com grupos de colonos alemães em Curitiba,
Ponta Grossa e Ivaí (PR). Nos anos seguintes, foram enviados os
missionários
Theodor Grischy e Sigismund Jesse, e o trabalho se estendeu para a cidade de
Rolândia (PR).
Igreja de Cristianismo Decidido em Rolândia (PR) |
O
trabalho com grupos pequenos de estudo bíblico é uma característica do pietismo
alemão, e foi com essa metodologia que a Missão de Cristianismo Decidiu se
desenvolveu em seus primeiros anos. A maioria dos participantes eram alemães ou
teuto-brasileiros no Paraná filiados à comunidades evangélicas luteranas. No
entanto, com o passar do tempo o trabalho foi ganhando autonomia com a fundação
de igrejas locais independentes. No entanto, os missionários da Cristianismo
Decidido tinham boas relações com a Igreja Luterana. Após ter ficado preso por
4 meses sob a acusação de ser simpatizante nazista, o missionário Artur Melzer
atuou como pastor na Igreja Luterana de Rio Negro (PR) de 1942 a 1956. Essa
acusação foi fruto da política do governo brasileiro nos anos 1940 que chegou a
proibir o uso do idioma alemão em comunidades religiosas, dificultando o
trabalho de evangelização, pois muitos colonos sequer sabiam falar o português.
O
nome da missão “Cristianismo Decidido” é proveniente de uma organização
internacional de grupos de juventude, do qual fizeram parte os missionários
pioneiros na Alemanha. Apesar da estreita ligação com as comunidades luteranas
no Paraná, a missão acabou dando origem a uma denominação independente, a
Associação das Igrejas de Cristianismo Decidido (AICD). Com o tempo, a teologia
desses grupos oriundos do pietismo alemão também começou a se afastar da base
confessional do luteranismo, rejeitando inclusive o batismo infantil.
Atualmente, algumas igrejas da AICD também aderem a práticas pentecostais.
Um
dos personagens mais conhecidos da história da Cristianismo Decidido foi o
pastor e evangelista Alcides Jucksh. Nascido em 1912 em Curitiba, Jucksh foi à
Alemanha estudar em um seminário para evangelistas na década de 1940.
Retornando ao Brasil em 1947, foi pastor de igrejas Cristianismo Decidido e
ajudou a fundar a Editora Luz e Vida (conhecida por ter criado o personagem
“Smilinguido”), em Curitiba. Trabalhando como evangelista itinerante, Jucksh
também teve forte atuação dentro da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no
Brasil (IECLB), onde foi reconhecido como pastor, e o seu legado é percebido do
norte ao sul do Brasil. Jucksh faleceu em 2012, poucos meses antes de completar
100 anos de idade, em Gramado (RS). Até pouco tempo antes de falecer, ainda
mantinha grupos de estudos bíblicos no Rio Grande do Sul, frequentados por
muitos luteranos.
Atualmente
toda a organização das igrejas e da missão de Cristianismo Decidido está sob
liderança de brasileiros. A Missão de Cristianismo Decidido, que deu origem à
denominação evangélica de mesmo nome, continua atuante no Brasil, nas áreas de
evangelismo, plantação de igrejas, ensino teológico e missão entre indígenas,
servindo também de apoio às comunidades da denominação. Apesar de terem seguido
caminhos diferentes como denominação, e se afastado da confessionalidade
luterana, certamente há muitos pontos de convergência com luteranos de ênfase
pietista ou evangelical, e a história de muitas famílias e até comunidades da IECLB
foi marcada pela presença da Cristianismo Decidido.
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